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PROJETOS

Marquetry4World

Desenvolvimento de aplicações inovadoras de marqueteria integrando novos materiais e processos industriais 4.0

  • Código do projeto
    POCI-01-0247-FEDER-069819
  • Data de aprovação
    27/01/2021
  • Data de início
    01/01/2021
  • Data de conclusão
    30/06/2023
  • Promotor
    Workwood Concept
  • Copromotores
    Itecons
  • Região de intervenção
    Região Centro e Região Norte
  • Custo total elegível
    513.391,12 €
  • Apoio financeiro da União Europeia
    FEDER - 386.067,93 €
  • Financiamento

ENQUADRAMENTO 

A indústria da madeira e os seus derivados encontram-se em franca expansão. O surgimento de novos mercados externos e a aceitação da manufatura nacional é, a este respeito, um sinal positivo. A marqueteria é uma técnica de ornamentação que utiliza diferentes folhas de madeira, com colorações distintas, que formam padrões geométricos ou orgânicos. Este tipo de produto apresenta um importante valor histórico, que faz parte do património do mobiliário e da construção Portuguesa dos séculos XVII e XVIII.

O projeto MARQUETRY4WORLD visa o desenvolvimento de novas técnicas de fabricação assistidas por meios digitais e novas aplicações de valor acrescentado para a marqueteria. Importa, ainda, destacar, a importância de preservar o valor patrimonial do produto e a mais-valia estética da marqueteria para uso em diferentes sectores de mercados de luxo.

 

OBJETIVO PRINCIPAL

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Desenvolvimento de novas técnicas de fabrico, de novas formas de aplicação, e de novas características funcionais de marqueteria que permitam abordar novos setores e novos segmentos de mercado com argumentos comerciais demonstrados.

 

ATIVIDADES DO PROJETO

Estudos preliminares Desenvolvimento do conceito de um novo produto de marqueteria e na definição das exigências funcionais e de segurança, com vista à sua otimização e aplicação em diferentes superfícies. Estão previstas, ainda, pesquisas de mercado relacionadas com o aparecimento de novas alternativas concorrentes e levantamentos de eventuais requisitos impostos por novos setores de aplicação.

Estudo de Materiais, Condições de Produção e Modos de Aplicação – Definição dos materiais e tecnologias a integrar no fabrico dos produtos de marqueteria e verificadas as condições de produção e aplicação. Pretende-se, nesta fase, avaliar novos materiais que possam ser utilizados como base para a aplicação da marqueteria, assim como novos produtos de colagem e de acabamentos. Serão produzidas amostras e realizados ensaios de caracterização físicos, químicos, mecânico e de durabilidade.

Abordagem Fabril – Serão definidas e implementadas novas técnicas de produção industrial assistidas digitalmente. Prevê-se, para este efeito, realizar testes preliminares para avaliar o comportamento das folhas de madeira ao corte a laser e ao processo de prensagem. Serão, ainda, explorados e definidos os processos de montagem da marqueteria, e definidas diretrizes tendo em conta a sua aplicação em superfícies geométricas orgânicas e/ou complexas.

Experimentação e Validação – Serão construídos modelos e protótipos que serão submetidos a campanhas de caracterização experimental, em laboratório e em condições reais, que permitam avaliar o desempenho final das novas soluções. Será, ainda, implementada a tecnologia “BIM” do produto.

Disseminação de Resultados do Projeto – A promoção e divulgação dos resultados do projeto será feita através de diferentes canais de comunicação generalistas; participação em feiras tecnológicas e eventos científicos; elaboração de fichas técnicas, catálogos, brochuras, flyers, roll-ups; publicação e apresentação de artigos científicos em congressos ou simpósios e seminários.

 

RESULTADOS ESPERADOS

  • Novo conceito de produção de marqueteria assente em saberes científicos e tecnológicos atualizados;
  • Novos produtos de marqueteria, avaliados numérica e experimentalmente no que respeita ao seu desempenho físico, mecânico, químico e ambiental, com vista à sua aplicação em diferentes setores;
  • Soluções de marqueteria adaptadas para aplicação em bases não convencionais e superfícies irregulares, tornando exequível a sua utilização em aplicações de geometria complexa;
  • Novas linhas de padrões geométricos e orgânicos e novas conjugações gráficas que permitam valorizar os novos produtos;
  • Aumento da eficiência dos processos de fabrico e montagem e redução dos desperdícios associados ao processo de fabrico.